Quem somos em Cristo Jesus






Leiamos o seguinte texto Bíblico
Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo.
E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,
a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.
De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.
Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.



Cremos que é preciso entender quem Deus é e também quem somos nele. Sem ele nada somos, mas com ele percebemos na palavra e Deus muitas características de quem somos em Deus. 
Paulo, falou sobre seu chamado no capítulo 5, do 1 ao 16. Do verso 17 ao 21 entendemos aquilo que Deus nos chamou para ser através da nossa fé e relacionamento com Jesus Cristo. Destacaremos aqui 5 pontos que revelam o que somos : 

1)Quem somos em Cristo Jesus?   Somos uma nova criação 

"E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,( v.17)"


A Bíblia diz que aquele que está em Cristo, nova criatura é. Isso diz respeito à regeneração que ocorre na vida do pecador e às bênçãos resultantes de sua união com Cristo. Quando Paulo diz que “se alguém está em Cristo, nova criatura é” ele não tem em mente apenas as implicações individuais da salvação de uma pessoa, mas ele tem em mente algo mais amplo e profundo. A expressão “nova criatura é” traduz o texto bíblico que no grego diz literalmente que se alguém está em Cristo “é nova criação”.

Obviamente aquele que faz parte de uma nova criação é também uma nova criatura, mas o ensino bíblico aqui não está limitado apenas a esse sentido pessoal da redenção. Em outras palavras, o Paulo diz é que se alguém está unido a Cristo pela fé, essa pessoa agora faz parte da nova humanidade que está sendo criada em Cristo Jesus, ou seja, ela faz parte do povo de Deus. Há uma volta ao estado original do homem em todas as esferas, vivendo novamente como Adão e Eva foram criados para viver. Relacionamento restaurado com Deus, saúde restaurada em Cristo e vida eterna no lar celestial.

2)Quem somos em Cristo Jesus?   Somos reconciliados com Deus 

"Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação",( v.18) 

Através do pecado de Adão e Eva veio a inimizade no coração o homem, o qual escondeu-se e Deus dentro do jardim,pois teve medo. Mas agora todos que creem  foram levados a um estado de reconciliação  através o sacrifício de Jesus. Antes eles se opunham a Deus. Eles violaram Suas leis. Eles eram seus inimigos. Mas, por meio do plano de salvação, eles foram  levados a um estado de acordo ou harmonia, e estavam unidos em sentimentos e objetivos com ele. 
O pecado afastou o homem de Deus, mas Jesus na cruz pagou pelo pecado, trazendo de volta ao coração do homem a mesma intimidade estabelecida no principio, no Édem. Onde Deus passeava pelo jardim na viração do dia e encontrava-se constantemente com o homem, estabelecendo a comunicação e comunhão de dois amigos. Tal intimidade fora perdida por causa do pecado, mas através do que Jesus fez na cruz, temos novamente comuinhão e comunicação com Deus como nosso Pai amoroso.

3)Quem somos em Cristo Jesus?   Somos embaixadores de Cristo 

  "...e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus."  (v.16b a 20). 

Essa responsabilidade de sermos representantes dEle aqui na Terra nos foi conferida quando Jesus delegou Sua autoridade à Igreja. Antes de ser assunto aos céus Ele disse: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na Terra”. E logo em seguida, passou essa autoridade para a Igreja:

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mateus 28.18-20).

A palavra traduzida por embaixador em II Coríntios 5.20 é presbeuo, que significa “ser mais velho, anterior por nascimento ou pela idade; ser um embaixador, agir como embaixador”. Segundo o dicionário de língua portuguesa, um embaixador é a categoria mais importante ou o grau mais elevado da pessoa que representa o Estado, diplomaticamente, junto à outro Estado ou junto a um órgão internacional.

Na autoridade do nome de Jesus o representamos na terra. Por isso ele declarou : "Em verdade, em verdade vos asseguro que aquele que crê em mim fará também as obras que Eu faço e outras maiores fará, pois eu vou para o meu Pai." (João 14.12) 

Creia você representa Jesus na terra e tem o ministério de levar a reconciliação aos homens, com o poder e autoridade do nome de Jesus, pois você é um embaixador em nome de Jesus. 

4)Quem somos em Cristo Jesus?   Somos a justiça de Deus em Cristo 

Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.( v.21) 

Você, é um Pecador ou um Justificado? Se você respondeu que é um pecador, precisa nascer de novo. O livro de Romanos nos ensina muito a respeito do pecado, da graça, do juízo e da justiça. Paulo estava ensinando aos romanos através das suas cartas inspiradas pelo Espírito, a diferença entre um homem pecador e um homem justificado. Veja o que Paulo diz aos Romanos:

E, UMA VEZ libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça”. Romanos 6:18

É muito interessante entendermos o que Deus falou através de Paulo. Ele disse: “UMA VEZ libertos do pecado”. Paulo estava se referindo que de UMA VEZ por todas, fomos libertos do homem do pecado ou o homem pecador. O velho homem caído estava sob o poder ou sob o domínio de satanás. O homem era escravo do pecado. (Romanos 6.20).
    Paulo também disse: “FOSTES FEITOS servos da JUSTIÇA“. Cristo, num só ato de justiça, destruiu em seu corpo o pecado. Ou seja, Cristo, o Justo, se fez pecado, para que o pecador, através de dEle (Cristo) se tornasse justo. 
    Em Cristo, já fomos feitos Justiça de Deus. Cristo assumiu o meu lugar de pecador para me fazer a Sua justiça. Mesmo que você não aceite esta verdade, de que você é a justiça de Deus, este fato já foi consumado.

    Aleluia! Não sou mais um pobre pecador, Eu Sou Rico da Justiça de Deus! Jesus Cristo fez tudo isso por mim, por você e pelo mundo inteiro! Foi a vontade de Deus me fazer Dua justiça! O velho homem pecador foi crucificado com Cristo para que o corpo do pecado fosse destruído (Romanos 6:6).
    Hoje, Eu e Você nascido de novo em Cristo Jesus, estamos livres do pecado, da miséria e da morte. Esta é uma Nova Realidade em Cristo Jesus.


Concluindo, poderíamos falar muitas características de quem somos a partir do momento que decidimos, movidos pelo Espírito Santo, crer que Jesus é nosso Senhor e Salvador. Mas destacamos aqui que somos uma nova criação, reconciliados com Deus , embaixadores de Cristo  e somos a justiça de Deus em Cristo.

    Estamos em uma nova realidade em Cristo Jesus. Agora, neste exato momento, estamos na Presença de Deus sem culpa, sem medo, sem inferioridade, como se o pecado nunca tivesse existido, chamando Deus de Pai e Ele nos chamando de filhos.


Compartilhe em suas redes sociais.
Quem somos em Cristo Jesus Quem somos em Cristo Jesus Reviewed by Redação on março 16, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.