Despertamento Espiritual e Reconstrução: Lições do Livro de Ageu






Despertamento Espiritual e Reconstrução: Lições do Livro de Ageu


Segue o texto de nosso estudo abaixo: 

¹ No primeiro dia do sexto mês do segundo ano do reinado de Dario, a palavra do Senhor veio por meio do profeta Ageu ao governador de Judá, Zorobabel, filho de Sealtiel, e ao sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, dizendo:
² "Assim diz o Senhor dos Exércitos: Este povo afirma: ‘Ainda não chegou o tempo de reconstruir a casa do Senhor’ ".
³ Por isso, a palavra do Senhor veio novamente por meio do profeta Ageu:
⁴ "Acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento, enquanto a minha casa continua destruída? "
⁵ Agora, assim diz o Senhor dos Exércitos: "Vejam aonde os seus caminhos os levaram.
⁶ Vocês têm plantado muito, e colhido pouco. Vocês comem, mas não se fartam. Bebem, mas não se satisfazem. Vestem-se, mas não se aquecem. Aquele que recebe salário, recebe-o para colocá-lo numa bolsa furada".
⁷ Assim diz o Senhor dos Exércitos: "Vejam aonde os seus caminhos os levaram!
⁸ Subam o monte para trazer madeira. Construam o templo, para que eu me alegre e nele seja glorificado", diz o Senhor.
⁹ "Vocês esperavam muito, mas, para surpresa de vocês, acabou sendo pouco. E o que vocês trouxeram para casa eu dissipei com um sopro. E por que fiz isso? ", pergunta o Senhor dos Exércitos. "Por causa do meu templo, que ainda está destruído, enquanto cada um de vocês se ocupa com a sua própria casa.
¹⁰ Por isso, por causa de vocês, o céu reteu o orvalho e a terra deixou de dar o seu fruto.
¹¹ Provoquei uma seca nos campos e nos montes, que atingiu o trigo, o vinho, o azeite e tudo mais que a terra produz, e também os homens e o gado. O trabalho das mãos de vocês foi prejudicado".
¹² Zorobabel, filho de Sealtiel, o sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, e todo o restante do povo obedeceram à voz do Senhor, o seu Deus, por causa das palavras do profeta Ageu, a quem o Senhor, o seu Deus, enviara. E o povo temeu ao Senhor.
¹³ Então Ageu, o mensageiro do Senhor, trouxe esta mensagem do Senhor para o povo: "Eu estou com vocês", declara o Senhor.
¹⁴ Assim o Senhor encorajou  o governador de Judá, Zorobabel, filho de Sealtiel, o sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, e todo o restante do povo, de modo que eles começaram a trabalhar no templo do Senhor dos Exércitos, o seu Deus,
¹⁵ no dia vinte e quatro do sexto mês do segundo ano do reinado de Dario. 

Ageu 1:1-15

No contexto do livro de Ageu, nos deparamos com uma notável mensagem de alerta que Deus direciona a Seu povo. A narrativa se desenvolve após o retorno dos habitantes de Jerusalém do exílio na Babilônia, um período de 70 anos devido às suas transgressões. Ao regressarem à sua terra natal, depararam-se com uma realidade desoladora: o Templo, a morada de Deus, jazia em ruínas, os muros protetores estavam em pedaços e suas próprias casas tinham sido reduzidas a escombros.

Este cenário suscita uma reflexão pessoal e profunda: como reagiríamos se retornássemos à nossa cidade e encontrássemos nossa igreja devastada e nossas residências reduzidas a escombros? A situação enfrentada pelo povo de Jerusalém ressoa como um eco em nossa própria realidade. Ela nos instiga a considerar como responderíamos em face de uma adversidade semelhante e a nos questionar sobre o que verdadeiramente priorizaríamos em tal circunstância.


No estudo bíblico do livro de Ageu 1.1-15, encontramos lições profundas sobre despertamento espiritual e a importância de priorizar a obra de Deus em nossas vidas. O contexto do livro se passa após o retorno do povo de Jerusalém do cativeiro na Babilônia. Encontraram a cidade devastada, o Templo em ruínas e a fé abalada. No entanto, através do profeta Ageu, Deus chama a atenção para a restauração espiritual e física.

1. Um Chamado Urgente: Priorizando a Casa de Deus

Veja o versículo 14: O Senhor despertou o espírito de Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e o espírito de Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e o espírito do resto de todo o povo, e vieram e se puseram ao trabalho na Casa do Senhor dos Exércitos, seu Deus.

O povo, preocupado com suas próprias casas, havia negligenciado a reconstrução do Templo, casa de Deus. Deus, por meio de Ageu, lembra-os da importância de reconstruir Sua casa antes de cuidar das próprias necessidades. O mesmo ocorre em nossa vida: o despertamento espiritual nos faz priorizar o Reino de Deus acima das preocupações terrenas.

No cenário contemporâneo, emerge com extrema preeminência a necessidade de um avivamento sublime. Este clamor por um avivamento transcende os limites temporais e se faz vital na comunidade da Igreja de Deus. Este chamado à revitalização não se restringe meramente a nossa congregação, mas reverbera por entre todas as assembleias de fé, independentemente de suas denominações, abarcando não apenas os confins do Brasil, mas se estendendo ao redor do globo.

Na contemporaneidade, deflagra-se a preocupante situação de diversos crentes que paulatinamente se afastam das veredas divinas. Elementos espirituais, outrora de suma relevância, cedem espaço a prioridades efêmeras em suas vidas. As coisas espirituais para eles não são mais prioridades.

A oração fervorosa e a imersão na Palavra divina são lamentavelmente relegadas por esses mesmos crentes a uma posição secundária, quase insignificante, em suas agendas. Em um paradoxo doloroso, o prazer pessoal, o materialismo voraz e os entraves mundanos se erigem como supremos nas suas vidas.

Anseia-se por um chamado divino, por um despertamento que rompa os grilhões da letargia. Que a voz de Deus ecoe em nosso íntimo, incitando-nos a abandonar a insensibilidade espiritual. Que a luz de Cristo brilhe intensamente e dissipe a escuridão que ameaça ofuscar nossa jornada de fé.

 

2. Um Despertar Divino: Renovação Interior

O versículo 14 que lemos fala de um despertamento produzido pelo Senhor. O Senhor despertou o espírito de Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e o espírito de Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e o espírito do resto de todo o povo...

Deus, o agente do verdadeiro despertamento espiritual, moveu o coração de líderes e do povo para reconstruir o Templo. Isso revela que o despertamento não é uma conquista humana, mas uma ação do Espírito Santo. Em nossos dias, assim como na época de Ageu, é crucial abrir nossos corações para o mover do Espírito, permitindo que Ele transforme nossas motivações e direcione nossas ações.

3. Inclusividade no Despertamento: Para Todos os Crentes

O versículo 14 ainda nos diz : " E o resto de todo o povo."

O texto não fala que apenas Zorobabel, Josué foram despertados, mas diz que o resto do povo foi despertado.

O despertamento espiritual não é restrito à liderança; é para todos. Assim como Deus despertou o espírito de líderes e do povo, Ele também nos convida a participar. Sejamos adultos, jovens ou crianças, todos são chamados a participar da obra de Deus. O avivamento nos incita a trabalhar com paixão e diligência para o Reino.

4. Transformação para Ação: Reconstruindo a Casa de Deus

Ainda no versículo 14, podemos ler " vieram e se puseram ao trabalho na Casa do Senhor dos Exércitos, seu Deus.”.  Aprendemos aqui que o resultado do despertamento espiritual é o trabalho feito para Deus.O despertamento espiritual não é um mero estado emocional. Ele nos impulsiona à ação. Deus chamou o povo a subir ao monte, trazer madeira e edificar a casa. Da mesma forma, somos chamados a agir em prol do Reino, a construir e edificar através de nossas ações, orações e serviço.

Conclusão:  Um Apelo Atual para o Despertamento Espiritual

O livro de Ageu é um lembrete para nossos dias,  da importância do despertamento espiritual e da dedicação à obra de Deus. Assim como o povo de Jerusalém enfrentava desafios e desânimo, também nós, nos dias de hoje, precisamos de um despertamento divino para redirecionar nossas prioridades, renovar nossa fé e trabalhar incansavelmente para o Reino de Deus. Que este estudo nos inspire a buscar, em nossos corações, um verdadeiro despertamento espiritual, levando-nos a uma vida de compromisso e dedicação à causa de Cristo.

Compartilhe em suas redes sociais.

Despertamento Espiritual e Reconstrução: Lições do Livro de Ageu Despertamento Espiritual e Reconstrução: Lições do Livro de Ageu Reviewed by Redação on agosto 16, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.