Por Que Podemos Confiar na Fidelidade de Deus: 4 Razões Fundamentais

Fidelidade de Deus estudo
Firmados na Fidelidade de Deus

FIRMADOS NA FIDELIDADE DE DEUS 


Leiamos hoje o seguinte texto, que será a base de nossa reflexão bíblica: Salmo 89.1-5

"[Salmo didático de Etã, ezraíta] Cantarei para sempre as tuas misericórdias, ó SENHOR; os meus lábios proclamarão a todas as gerações a tua fidelidade. 2 Pois disse eu: a benignidade está fundada para sempre; a tua fidelidade, tu a confirmarás nos céus, dizendo: 3 Fiz aliança com o meu escolhido e jurei a Davi, meu servo: 4 Para sempre estabelecerei a tua posteridade e firmarei o teu trono de geração em geração. 5 Celebram os céus as tuas maravilhas, ó SENHOR, e, na assembléia dos santos, a tua fidelidade".

Introdução

A fidelidade é uma das virtudes mais marcantes de Deus. Em Sua relação com os crentes, Ele se destaca pela constante lealdade, estabilidade e confiabilidade. Essa característica é um tema central que perpassa toda a Bíblia.

Texto e contexto 

O texto que lemos é parte do Salmo 89, onde o salmista Etã celebra a fidelidade de Deus, em cumprir suas promessas. Ele então cita nos versos 3 e 4, a Aliança que Deus havia estabelecido com Davi, onde no trono de Davi sempre haveria um descendente seu, até revelar-se o Senhor Jesus, descendente de Davi, que reina para sempre. 
O Senhor Jesus é revelado no final do Salmo , na figura do rei Davi, e as menções se encaixam perfeitamente e espiritualmente ao Senhor Jesus.

Salmo 89.20-27:
"20 Encontrei Davi, meu servo; com o meu santo óleo o ungi.
21 A minha mão será firme com ele, o meu braço o fortalecerá. 22 O inimigo jamais o surpreenderá, nem o há de afligir o filho da perversidade. 23 Esmagarei diante dele os seus adversários e ferirei os que o odeiam. 24 A minha fidelidade e a minha bondade o hão de acompanhar, e em meu nome crescerá o seu poder. 25 Porei a sua mão sobre o mar e a sua direita, sobre os rios. 26 Ele me invocará, dizendo: Tu és meu pai, meu Deus e a rocha da minha salvação. 27 Fá-lo-ei, por isso, meu primogênito, o mais elevado entre os reis da terra."

Essas são referencias claras ao Senhor Jesus, principalmente o verso 27 : 
“Fá-lo-ei, por isso, meu primogênito, o mais elevado entre os reis da terra.”

O que o salmista Etã ressalta neste texto é a fidelidade de Deus. Deus cumpre suas promessas, suas palavras. Nós não podemos duvidar disso.
Deus é fiel e cumpre a aliança que fez conosco.

Deuteronômio 7.9: 9 Saberás, pois, que o SENHOR, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos;
1 Coríntios 1.9: Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. "
1 Tessalonicenses 5.24: Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.

Entendemos assim, que o Deus que servimos é fiel, e podemos nos firmar com tranquilidade nesse fato.

Por que podemos estar firmados na fidelidade de Deus?


  1. Porque a fidelidade de Deus garante libertação da tentação(1 Co 10.13)

"Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar."

A tentação neste texto, pode ser entendida em dois sentidos: Primeiro, a oportunidade de pecar e  segundo, as provas que diariamente enfrentamos em nossas vidas.
O mesmo texto na tradução Linguagem de Hoje diz: 
"As tenta­ções que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa( Deus é fiel) e não deixará que sofram tentações além das suas for­ças. Ao contrário, quando vier a tentação, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim poderão sair dela" (1 Coríntios 10.13).

Então, quando as lutas chegam podemos estar firmados em uma certeza, Deus nos livrará, e não enfrentaremos qualquer tentação, ou provação acima do que podemos aguentar. O que nos garante isso? A fidelidade de Deus.

2. Porque a fidelidade de Deus nos dá a certeza da Salvação (Hebreus 10.23)

“Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.”

De que promessa o autor de Hebreus está falando aqui? Da promessa da vida eterna, da salvação. O texto está dizendo, guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar. Não vacilaremos na confiança que temos, da salvação que nos está proposta, pois quem nos prometeu a Salvação, não mente, não falha, não muda, mas é fiel. “ pois quem fez a promessa é fiel”. 

Vejamos o seguinte versículo: 

1 João 5.11-13: "E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. 12 Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida. 13 Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus."

Deus quer que saibamos que temos a vida eterna. Lemos em 1 João  que aqueles que têm acreditado em Jesus Cristo e  o aceito como seu salvador pessoal têm vida eterna. Quem fez essa promessa é fiel.

3.Porque na fidelidade de Deus encontramos o perdão dos pecados( 1 Jo 1.9)

“Se confessarmos os nossos pecados ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”.

O texto bíblico nos ensina a necessidade da confissão dos pecados a Deus. Mostrando que existe uma necessidade básica para que o pecado seja perdoado, a confissão na obra consumada de Jesus. Então, sem confissão não existe perdão. Mas, a quem devemos confessar? A "ele" Jesus, pois ele é fiel e justo.
A fidelidade e a justiça de Deus, vêm de encontro a nossa confissão, e efetua em nós o perdão.
O que garante que sejamos perdoados é a fidelidade do Senhor.

Reflita no Salmo 103.2 e 3:
Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios.
3 Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades; quem sara todas as tuas enfermidades;


4.Porque na fidelidade de Deus temos Proteção contra o  Maligno (2 Tessalonicenses 3.3)


"Todavia, o Senhor é fiel; ele vos confirmará e guardará do Maligno."

Quando servimos a Deus, podemos ter certeza que ele nos guardará do maligno.
Sabemos que Deus dirige soberanamente todas as coisas, mas, devido ao pecado, Satanás tem comandado o mundo que vivemos 1 João5.19 Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno".  Na tradução NVI, lemos:
Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob (debaixo) o poder do maligno." Então, é verdade que estamos em um mundo onde Satanás tem imperado, até que Cristo tome o poder daquilo que o pertence. Então, antes de ser preso e passar pela dolorosa cruz, Jesus orou pelos seus discípulos na sua oração sacerdotal e disse:João17.15 Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal.
Então estamos em um mundo mal, mas o Senhor Jesus pediu que o Pai nos guardasse do mal desta terra, da ação do maligno. Então na Fidelidade de Deus, estamos protegidos do Maligno.

Conclusão

O hino 32, do hinário Novo Cântico : “Tu és Fiel” expressa a confiança que devemos ter em nosso Deus, na frase que diz: “Teus filhos sabem que não falharás...”.

Sabemos que nosso pai não falhará, pois é fiel.
O texto que lemos é parte do Salmo 89, onde o salmista Etã celebra a fidelidade de Deus, em cumprir suas promessas. 

Deuteronômio 7.9, nos garante:  "Saberás, pois, que o SENHOR, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos;"

1 Coríntios 1.9 nos afirma: "Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. " 

1 Tessalonicenses 5.24 nos assegura: "Fiel é o que vos chama, o qual também o fará."

Entendemos assim, que o Deus que servimos é fiel, e podemos nos firmar com tranquilidade nesse fato. Falamos sobre o tema: "Firmados na Fidelidade de Deus". E refletimos na questão: "Por que podemos estar firmados na fidelidade de Deus?"  , chegando as seguintes respostas : Porque ela garante Libertação da tentação(1 Co 10.13). Porque ela nos dá a certeza da Salvação (Hebreus 10.23). Porque nela encontramos o perdão dos pecados( 1 Jo 1.9).Porque nela temos Proteção do Maligno (2 Ts 3.3).

Graças rendemos a Deus por sua fidelidade. 
Por Que Podemos Confiar na Fidelidade de Deus: 4 Razões Fundamentais Por Que Podemos Confiar na Fidelidade de Deus: 4 Razões Fundamentais Reviewed by Redação on setembro 01, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.