Herdeiros de Deus, a necessidade de vivermos pela graça!

Herdeiros de Deus

Digo, pois, que todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo;
Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai.
Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo.
Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.

Gálatas 4:1-6


    Em Gálatas 4, Paulo fala sobre a nossa adoção em Jesus Cristo. Ele esclarece o fato, de que anteriormente estávamos debaixo da autoridade da lei, por causa da ausência da redenção.
A graça de Deus que se manifestou em Cristo é muito superior a lei de Moisés. Por isso, não devemos voltar aos fracos rudimentos da lei.
Neste ponto, Paulo é muito franco com os Gálatas. E lhes mostra que em Jesus somos filhos de Sara e não de Agar. Isto é, somos livres e não escravos.

 Baseando-se na ilustração do aio e dos herdeiros em Gálatas 3.24-29, Paulo desenvolve a ideia do que significa ser um filho adotivo de Deus. Na sociedade antiga, o menino tinha de esperar o momento certo para que pudesse herdar o que era seu. Paulo usa esse exemplo para explicar por que Deus postergou a vinda de Jesus Cristo, deixando Sua Lei como guia para as pessoas (Gl 3.23-25)
O texto não está falando sobre maturidade cristã, mas que o herdeiro menino é aquele que permanece debaixo da lei.

1) A lei é o Aio (tutor), porém a Graça é o estado de filho maior.


Enquanto Israel viveu debaixo das ordenanças da lei , teve a orientação de Deus,  porém não pode viver sua filiação, porque a lei o conduzia e não havia maturidade. Paulo neste texto compara a graça com a maturidade de um menino que cresceu e não precisa receber orientação dos tutores ou professores, mas pode tomar decisões e conduzir sua vida, com todos os direitos de um filho herdeiro. 

2) A graça revela a plenitude do tempo para usufruirmos de todos os nossos direitos de filhos.


Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.
Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.

Gálatas 4:4-7

Quais os privilégios dos filhos de Deus? 

a) Tem e vida eterna (Jo 5.24);
“Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.”

João 5:24

b)      Passa a ter o Espírito Santo (Ef 1.13; 1Co 6.19);

“Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;”


Efésios 1:13

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”

1 Coríntios 6:19

c)      É guiado pelo Espírito (Rm 8.14);

“Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.”

Romanos 8:14

d)     Goza de paz na alma (Jo 16.33; Rm 5.1); a paz que excede todo entendimento guardará os vossos corações (Fp 4.7);

Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;

Romanos 5:1
Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

João 16:33

e)      Tem uma alegria indizível (1Pe 1.8); pode alegrar-se sempre no Senhor (Fp 4.4);

“Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.”

Filipenses 4:4

Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso;

1 Pedro 1:8

f)       Tem segurança (Sl 23.4)
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

Salmos 23:4



g)      Faz parte da geração eleita, do sacerdócio real, da nação santa; é propriedade exclusiva de Deus (1Pe 2.9,10);

“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 10 vós que, em outro tempo, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.”

h)      Tem escolta de Anjos (Sl 91.11);

Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.

Salmos 91:11,12

i)        Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus (Rm 8.1)

Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.

Romanos 8:1

j)        O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus (Rm 8.16);

O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.

Romanos 8:16

k)      Representa Jesus na terra e Jesus o representa no céu (Jo 14.13; Mt 18.18-20);

l)        É herdeiro de Deus e Co-herdeiro com Cristo (Rm 8.17; Ef 1.1-3);

m)    Goza do amor inseparável do Pai – (Rm 5.8; Rm 8.35-39)

n)      Pode encher-se mais e mais do Espírito Santo (Ef 5.18). No Antigo Testamento ter a visita do Espírito Santo era privilégio de alguns. Quantos daquela época queriam ter esse privilégio! Hoje temos essa oportunidade aberta aos que creem. Embora esteja no verbo imperativo, como uma ordem, contudo é um privilégio exclusivo dos filhos de Deus! Mas, como encher-se? Através do relacionamento com o Pai, da intimidade, da nossa entrega, rendição, confiança e fé.

Os da fé são filhos de Abraão (Gl 3.7); de sorte que os da fé são abençoados com o crente Abraão (Gl 3.9). Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar para que a bênção de Abraão chegasse até nós (Gl 3.13,14). E a promessa é: “se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa” (Gl 3.29) Como filho você tem direito às mesmas promessas feitas a Abraão (Gl 3.8). Receba pela fé, você vai prosperar e crescer extraordinariamente! (Gn 17.2).

Resumo

Baseando-se na ilustração do aio e dos herdeiros em Gálatas 3.24-29, Paulo desenvolve a ideia do que significa ser um filho adotivo de Deus. Na sociedade antiga, o menino tinha de esperar o momento certo para que pudesse herdar o que era seu. Paulo usa esse exemplo para explicar por que Deus postergou a vinda de Jesus Cristo, deixando Sua Lei como guia para as pessoas (Gl 3.23-25)
O texto não está falando sobre maturidade cristã, mas que o herdeiro menino é aquele que permanece debaixo da lei.

1) A lei é o Aio (tutor), porém a Graça é o estado de filho maior.

2) A graça revela a plenitude do tempo para usufruirmos de todos os nossos direitos de filhos.


Que o Pai derrame todas as bênçãos que tem pra você!


Herdeiros de Deus, a necessidade de vivermos pela graça! Herdeiros de Deus, a necessidade de vivermos pela graça! Reviewed by Redação on abril 19, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.