GRAÇA VERDADEIRA VS GRAÇA FALSIFICADA



A graça não é um ensinamento ou um assunto da escola bíblica. A graça é uma Pessoa, a bela Pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo.
E porque um encontro com Ele é tão glorioso, tão libertador, e tão poderoso em mudar vidas preciosas, o inimigo lançou tantas controvérsias e equívocos em torno do evangelho da graça. Isso fez com que muitos tivessem medo da graça e os manteve longe do que eles precisam para se aproximar de Deus e levar uma vida vitoriosa, glorificando a Deus.
No entanto, a graça não é a doutrina perigosa-promover a licença para o pecado-que muitos têm afirmado ser. E é minha oração que este artigo vai revelar-lhe o que é a verdadeira graça, e como a Pessoa de Jesus e Sua graça é o poder de Deus para a sua salvação em todas as áreas da vida.

CUIDADO COM OS PERIGOS DA GRAÇA FALSA


Vivemos em tempos excitantes. Nosso Senhor Jesus está verdadeiramente restaurando o evangelho da graça que foi primeiramente dado ao Apóstolo Paulo. Ao longo da última década, tive o grande privilégio de ler um fluxo constante de relatórios de louvor e testemunhos enviados ao nosso escritório de ministério de pessoas preciosas livres de todos os tipos de vícios, incluindo o fumo, drogas, álcool e, especialmente, pornografia.
Além de serem libertos do pesado jugo da culpa e condenação, vidas reais, casamentos reais e famílias reais estão sendo transformadas e essas pessoas estão vivendo para a glória de Jesus através do poder de Sua graça surpreendente. A graça não é um movimento, um ensinamento ou um assunto a ser estudado. É tudo sobre uma pessoa. Seu nome é Jesus. O que se crê sobre nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo, e o que Ele fez na cruz, faz toda a diferença.
 

REINANDO SOBRE O PECADO ATRAVÉS DA GRAÇA


Para entender a graça de Deus, é essencial que compreendamos a diferença entre a antiga aliança da lei e a nova aliança da graça. João 1:17 nos diz: "Porque a lei foi dada por meio de Moisés, mas a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo." A lei foi dada por meio de um servo; graça e verdade vieram pelo Filho. A lei fala sobre o que o homem deve ser; graça revela que Deus é. A letra mata, mas o Espírito dá vida (ver 2 Cor. 3:6). Sob a lei, Deus exige justiça do homem pecadoramente falido. Mas, sob a graça, Deus provê a justiça como um dom. Todos os que crêem em Jesus e O reconhecem como seu Senhor e Salvador estão sob a nova aliança da graça.
No entanto, muitos crentes hoje ainda estão vivendo em confusão. Eles ficam lei e graça tudo misturado, mantendo-se a alguns aspectos da lei e alguns aspectos da graça em sua caminhada cristã. Como tal, eles continuam na derrota, em vez de reinar sobre o poder do pecado através da abundância da graça e do dom da justiça.
 
Romanos 5:17 nos diz claramente que "os que receberem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida." Quando reinamos na vida, reinamos sobre o pecado, os vícios e todas as formas do mal.
 
Felizmente, nosso Senhor Jesus está restaurando a pureza do evangelho da graça hoje e muitos estão encontrando liberdade de vícios a longo prazo e outras amarras. Eles compartilham com grande alegria como o Senhor os libertou sobrenaturalmente de décadas de abuso de substâncias e vícios sexuais, ataques de pânico frequentes e até mesmo de depressão clínica de longo prazo. Outros escrevem, cheios de ação de graças, porque Ele restaurou seus casamentos e seus relacionamentos com seus filhos distantes, e curou seus corpos quando os médicos não lhes deram nenhuma esperança. Um denominador comum levou essas pessoas preciosas da derrota para a vitória, das quebras para os avanços: todos eles tiveram um encontro com nosso Senhor Jesus e pegaram uma revelação de Sua graça surpreendente.
 

DISTORÇÕES À RESTAURAÇÃO DA VERDADE DE DEUS


No entanto, é importante que percebamos que, como com qualquer restauração das verdades de Deus na história da igreja, há distorções hoje para a restauração da verdade da graça. Há muitas controvérsias, imprecisões e falsificações da obra genuína da graça que Deus está fazendo em Sua igreja e na vida das pessoas. Também é lamentável que um pequeno número deturpe a verdade da graça surpreendente de Deus, usando "graça" como uma desculpa para viver um estilo de vida licencioso que está em clara violação da Palavra de Deus.
 
É essencial que não tiremos nossas conclusões sobre a graça de Deus com base nos poucos que abusam dela, mas estudemos a Palavra de Deus por nós mesmos para entender o que o evangelho original e não adulterado da graça realmente é.
 
Nossa responsabilidade como ministros encarregados do evangelho não é nos afastarmos da verdade da graça de Deus, mas atendermos ao conselho que o apóstolo Paulo deu a Timóteo. Ele instruiu seu jovem protegido para "ser forte na graça que está em Cristo Jesus" e para "estudar para te mostrares aprovado a Deus, um obreiro que não precisa ser envergonhado, que divide corretamente a palavra da verdade" (2 Tim. 2:1, 2 Tim. 2:15 KJV).
Por esta razão, eu gostaria de abordar neste artigo alguns dos principais ensinamentos imprecisos e falsos graça que têm crescido predominantemente e levou alguns extraviados. Esses ensinamentos falsos e pseudo graça também desligaram alguns pastores e ministros para o evangelho da graça. Isto é muito infeliz e minha oração é que os pastores e líderes da igreja em todo o mundo receberão para si uma revelação precisa e compreensão da boa notícia que está mudando vidas e atraindo pessoas preciosas em um relacionamento íntimo com o nosso Salvador. Eu oro para que, como pastores designados por Deus sobre nossos rebanhos, nós não façamos julgamentos baseados em mordidas e boatos incompletos, mas examinemos minuciosamente o que cada pregador de graça está realmente ensinando e chequemos cuidadosamente as Escrituras.
 

A GRAÇA É UMA LICENÇA PARA PECAR?


Por causa dos abusos e das representações imprecisas do ensinamento da verdadeira graça, tenho ouvido muitos advertir os outros: "Cuidado com esse ensinamento de graça perigosa, dá às pessoas uma licença para pecar."
 
Se você ouvir de algum ensinamento de "graça" que lhe diz que é certo pecar, viver sem qualquer consideração pelo Senhor, e que não há consequências para o pecado, meu conselho para você é fugir desse ensinamento.
 
Acabou de ser exposto a graça falsa. A graça genuína ensina que os crentes em Cristo são chamados a viver santos, irrepreensíveis e irrepreensíveis. Ela ensina que o pecado sempre produz consequências destrutivas e que é somente através do poder do evangelho de Jesus Cristo que alguém pode ser libertado do domínio do pecado. Estude Tito 2:11-15:
Porque a graça de Deus, que traz salvação, apareceu a todos os homens, ensinando-nos que, negando a impiedade e as paixões mundanas, devemos viver sóbria, justa e piedosamente no presente século, esperando a bendita esperança e o aparecimento da glória de nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo, que se deu a si mesmo por nós, para nos redimir de todo ato ilícito e purificar para si o seu próprio povo especial, zeloso das boas obras. Fala estas coisas, exorta e repreende com toda a autoridade. Que ninguém te despreze.
A Palavra de Deus declara em termos inequívocos que a graça de Deus nos ensina a negar a impiedade e viver vidas piedosas. Portanto, cuidado com os falsos ensinamentos de graça que contradizem as Escrituras.
Então, como sabemos se alguém está realmente vivendo sob a graça de Deus?
Nós olhamos para suas vidas.
Se alguém está deixando sua esposa por sua secretária e lhe diz que está sob a “graça”, diga a essa pessoa que ela não está sob a graça, mas sim em engano! Siga a autoridade da Palavra de Deus, não o que este homem diz. Romanos 6:14 declara: “Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça”. Se essa pessoa estivesse realmente vivendo sob a graça, ela não seria dominada por tal pecado. E ninguém que vive em pecado pode legitimamente usar a graça como desculpa para pecar, porque é a antítese das Sagradas Escrituras de Deus.
 
A graça genuína não é uma licença para pecar; é o poder de viver acima do domínio do pecado. A graça genuína não compromete os padrões sagrados de Deus e tolera o pecado; é a resposta que dá às pessoas o poder de viver vidas gloriosas e zelosas pelas boas obras.
 
Sempre haverá um pequeno número de pessoas que abusam da graça, gerando polêmica com falsos ensinos sobre a graça e vivendo de maneiras que não glorificam ao Senhor. Mas qual deve ser nossa resposta? Devemos evitar pregar e ensinar a verdadeira graça de Deus por causa das controvérsias e abusos? Certamente não. Eu exorto você hoje, com as palavras de Tito, a “Fale estas coisas, exorte e repreenda com toda autoridade. Não deixe ninguém desprezar você. "
Em outras palavras, não desista de pregar a graça de Deus. Na verdade, deveríamos dobrar nossa pregação do evangelho genuíno que ensina a todos a "[negar] a impiedade e a luxúria mundana" e a "viver de maneira sóbria, justa e piedosa na era presente". Quanto mais genuína a graça é pregada, mais falsos ensinamentos sobre a graça serão eliminados.
As pessoas podem usar a palavra graça livremente, chamando-se de "pregadores da graça" com "ministérios da graça" ou "igrejas da graça". Mas precisamos ter discernimento. Só porque eles usam a palavra graça não significa que eles estão representando o evangelho da graça de maneira precisa ou verdadeira. Teste tudo! Certifique-se de que a posição deles contra o pecado seja clara, pois o pecado é destrutivo e traz consigo uma série de consequências danosas.
 

A VERDADEIRA GRAÇA NÃO DESCREVE OS MORAIS DOS DEZ MANDAMENTOS

Tem havido muitas explicações imprecisas sobre os Dez Mandamentos nos ensinos falsos da graça. Deixe claro que a verdadeira graça ensina que os Dez Mandamentos são santos, justos e bons. O verdadeiro ensino da graça sustenta as excelências morais, valores e virtudes defendidas pelos Dez Mandamentos. Os Dez Mandamentos são tão perfeitos em seu padrão e tão inflexíveis em seus santos requisitos que Gálatas 3:11 afirma que nenhum homem pode ser justificado pela lei aos olhos de Deus. A justificação diante de Deus só pode vir pela fé em Cristo.
Os Dez Mandamentos são gloriosos. O problema nunca foram os Dez Mandamentos ou a lei perfeita de Deus.
 
O problema sempre foi a capacidade imperfeita do homem de guardar a lei perfeita de Deus.
 
Com base nos termos da aliança mosaica, se você guardou a lei de Deus, você foi abençoado. Mas se você não fez isso, você foi amaldiçoado e condenado com uma sentença de morte pairando sobre sua cabeça.
O fato é que sob a velha aliança, nenhum homem poderia guardar a lei perfeitamente. É por isso que logo depois que a lei foi dada, Deus fez uma provisão de sacrifícios de animais para que a maldição, condenação e sentença de morte do homem pudessem ser transferidas para o touro ou cordeiro sacrificial. Esta é uma foto de Jesus na cruz! Quando João Batista viu o Senhor Jesus às margens do rio Jordão, ele disse: “Eis! O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo ”(João 1:29). Portanto, mesmo na lei, vemos que a única esperança do homem de estar certo com Deus de uma vez por todas é Cristo. O verdadeiro ensino da graça estima as excelências morais da lei, mas também deixará claro para nós que nenhum homem pode ser justificado por guardar os Dez Mandamentos, de modo que vejamos nossa necessidade de Cristo.
 

A VERDADEIRA GRAÇA FAZ VOCÊ MAIS DO QUE CUMPRIR A LEI


Nos 1.500 anos em que o povo de Deus viveu sob a lei, nenhum homem (além de nosso Senhor Jesus) poderia obedecer aos Dez Mandamentos perfeitamente e ser justificado. Ouça com atenção o que estou prestes a dizer. Sob a graça, quando experimentarmos o amor de nosso Senhor Jesus, acabaremos cumprindo a lei! Sob a verdadeira graça, acabaremos sendo santos. A graça produz a verdadeira santidade! Como o apóstolo Paulo proclamou corajosamente: “O amor não faz mal ao próximo; portanto, o amor é o cumprimento da lei ”(Rom. 13:10).
 
Quando o amor de Jesus está em nós, não podemos deixar de cumprir a lei. Quando nossos corações transbordam da graça e da benevolência de Deus, perdemos o desejo de cometer adultério, homicídio, dar falso testemunho ou cobiçar.
 
Teremos o poder de amar nosso próximo como a nós mesmos. De onde vem esse poder? De estarmos firmemente arraigados e estabelecidos na graça de Deus. Temos o poder de amar, porque Ele nos amou primeiro (veja 1 João 4:19)!
O fato é que quando o povo de Deus está sob a graça, não apenas cumpre a letra da lei, mas também a excede ou vai além. A lei ordena que não cometamos adultério, e existem pessoas que podem cumprir apenas a letra da lei e não cometer adultério exteriormente. No entanto, internamente, eles não amam seus cônjuges. A graça muda tudo isso. Grace não lida apenas com a superfície; vai mais fundo e ensina o homem a amar sua esposa como Cristo amou a igreja.
Da mesma forma, a lei pode ordenar que não cobiçamos, mas não tem capacidade de nos tornar doadores alegres. Novamente, a graça de Deus vai além do superficial para transformar interiormente nossos corações cobiçosos em corações que são amorosos, compassivos e generosos. Você se lembra da história de Zaqueu em Lucas, capítulo 19? Nem um único mandamento foi dado. No entanto, quando o amor e a graça de nosso Senhor Jesus tocaram seu coração, o outrora cobiçoso e corrupto coletor de impostos quis dar metade de sua riqueza aos pobres e pagar quatro vezes mais cada pessoa de quem havia roubado. O amor ao dinheiro morreu quando o amor de Jesus veio.
Em contraste, o jovem governante rico em Lucas capítulo 18 veio a nosso Senhor Jesus gabando-se de ter guardado todos os mandamentos. Este jovem provavelmente esperava que Jesus o cumprimentasse por guardar a lei e estava se sentindo muito confiante em si mesmo. Mas observe o que Jesus disse a ele. Em vez de elogiá-lo, Ele disse: “Uma coisa ainda te falta” (ver Lucas 18:22). Veja, toda vez que nos gabarmos de nossa capacidade de ser justificados pela lei, nosso Senhor apontará uma área em que carecemos. Ele disse ao jovem para vender tudo o que tinha, dar aos pobres e segui-Lo. Jesus estava lhe dando o primeiro mandamento: “Não terás outros deuses diante de mim” (nem mesmo o dinheiro) e veja o que aconteceu. O jovem governante se afastou triste. Ele nem conseguiu dar um dólar!

 
CRESÇA DE GLÓRIA EM GLÓRIA SEM O VÉU


A graça de Deus não é contra a lei perfeita e gloriosa de Deus dos Dez Mandamentos. De fato, o apóstolo Paulo diz: “Porque me comprazo na lei de Deus, segundo o homem interior” (Rom. 7:22). No entanto, ele prossegue, dizendo: “Mas vejo outra lei em meus membros, guerreando contra a lei de minha mente e levando-me cativo à lei do pecado que está em meus membros” (Rom. 7:23). Você pode ver? A lei de Deus é santa, justa e boa, mas não tem poder para torná-lo santo, justo e bom. Ouça o que Paulo diz em Romanos 7:
Bem, estou sugerindo que a lei de Deus é pecaminosa? Claro que não! Na verdade, foi a lei que me mostrou meu pecado. Eu nunca teria sabido que cobiçar é errado se a lei não tivesse dito: “Você não deve cobiçar”. Mas o pecado usou este comando para despertar todos os tipos de desejos cobiçosos dentro de mim! Se não houvesse lei, o pecado não teria esse poder ... a própria lei é sagrada, e seus mandamentos são sagrados, corretos e bons ... Sin usou o que era bom para trazer minha condenação à morte ... Então o problema não é com a lei, pois é espiritual e boa. O problema está comigo, pois sou muito humano, um escravo do pecado. ”
—Romanos 7: 7-8, 12-14 NLT
Aprendemos com Paulo que quando combinamos a lei perfeita de Deus com a carne (o princípio do pecado), o resultado não é santidade. É, como Paulo descreveu, uma vida dominada pelo pecado, condenação e morte. Na carne do homem não habita nada de bom e enquanto estivermos neste corpo mortal, o princípio do pecado em nossa carne continuará a ser agitado. Mas louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, isso não tem que terminar em miséria e desesperança. Por causa do que Jesus realizou na cruz, podemos ter o véu da lei removido, para que possamos ver Jesus face a face e ser gloriosamente transformados:
Portanto, se a velha maneira, que foi substituída, era gloriosa, quão mais gloriosa é a nova, que permanece para sempre! ... Mas as mentes das pessoas foram endurecidas, e até hoje sempre que a antiga aliança está sendo lida, a mesma o véu cobre suas mentes para que não possam compreender a verdade. E esse véu só pode ser removido pela crença em Cristo ... Então, todos nós que tivemos esse véu removido podemos ver e refletir a glória do Senhor. E o Senhor - que é o Espírito - nos torna mais e mais semelhantes a ele, à medida que somos transformados em sua imagem gloriosa.
- 2 Coríntios 3:11, 14, 18 NLT
Está claro na Palavra de Deus que a lei desperta nossa natureza pecaminosa, enquanto a graça produz a verdadeira santidade. Santidade significa tornar-se cada vez mais semelhante a Jesus, e surge quando o véu da lei é removido. Quando o véu é removido, vemos nosso lindo Salvador face a face, e Sua gloriosa graça nos transforma de glória em glória. O glorioso evangelho da graça sempre produz vidas gloriosas. Ao contemplarmos Jesus, cresceremos de glória em glória e brilharemos como um testamento da bondade e excelência moral do Senhor.
 

GRAÇA NÃO SIGNIFICA SALVAÇÃO AUTOMÁTICA PARA TODOS


Quando nosso Senhor Jesus morreu no Calvário, Ele levou todos os pecados da humanidade com um único sacrifício de Si mesmo na cruz. Ele recebeu o julgamento, punição e condenação por todos os pecados sobre Si mesmo. Esse é o valor de um homem, Jesus. Ele é um pagamento excessivo por todos os nossos pecados.
Agora, isso significa que todos são automaticamente perdoados e salvos?
Claro que não! Enquanto o pecado de todos foi pago no Calvário, cada indivíduo precisa tomar a decisão pessoal de receber o perdão de todos os seus pecados ao receber Jesus como seu Senhor e Salvador pessoal. Qualquer ensino chamado “graça” que ensine o contrário é um ensino falso sobre a graça. Não há outra maneira de ser salvo, exceto por Jesus e Seu sangue derramado. Veja o que a Palavra de Deus diz:
Se você confessar com sua boca o Senhor Jesus e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dos mortos, você será salvo. Pois com o coração se crê para a justiça e com a boca se faz confissão para a salvação. Pois a Escritura diz: “Todo aquele que crê nele não será envergonhado”. Pois não há distinção entre judeu e grego, pois o mesmo Senhor de todos é rico para todos os que o invocam. Pois "todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo."
—Romanos 10: 9-13
Não há ambivalência nas Escrituras sobre como uma pessoa se torna um crente nascido de novo em Cristo. Para ser salvo, você tem que confessar com sua boca que Jesus é o seu Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dos mortos.
 
Portanto, se algum professor da “graça” lhe disser que você não precisa receber Jesus como seu Senhor e Salvador para ser salvo porque existem “outras maneiras”, ele ou ela está sendo biblicamente incorreto.
 
Jesus é o único caminho. Não há salvação sem Jesus. Não há perdão sem o sangue purificador de Jesus. Não há garantia de que todos os nossos pecados foram perdoados sem a ressurreição de Jesus. A salvação é encontrada em Jesus e somente Jesus!
Também estou ciente de que existem pregadores da graça falsificados que ensinam que todos, até mesmo Satanás e seus anjos caídos, serão salvos um dia nos tempos que virão. Por causa dessa crença, eles também ensinam que o inferno não é um lugar real de punição eterna. Essas pessoas assumem uma posição extrema sobre o amor de Deus, excluindo Sua justiça e julgamento, recusando-se a crer no que as Escrituras claramente ensinam sobre o tormento eterno no inferno para os não salvos. Este não é o evangelho da graça.

SÓ OS NOSSOS PECADOS PASSADOS SÃO PERDOADOS?


Voltando ao perdão dos pecados, o verdadeiro evangelho nos diz que no momento em que convidamos Jesus para entrar em nossos corações e O confessamos como nosso Senhor e Salvador, todos os nossos pecados - passados, presentes e futuros - são perdoados. Para entender o perdão total dos pecados, temos que entender o valor da pessoa que se sacrificou na cruz por nós. Só Jesus, porque Ele era o Filho de Deus sem pecado, poderia pagar por cada pecado de cada homem que viveria apenas com um único sacrifício de Si mesmo.
Mas há ensinamentos que sugerem que, quando recebemos Jesus, apenas nossos pecados passados são perdoados - nossos pecados futuros são perdoados quando os confessamos e pedimos perdão a Deus. Isso simplesmente contradiz as Escrituras, como veremos.
Efésios 1: 7 afirma: “Nele temos a redenção pelo Seu sangue, a remissão dos pecados, segundo as riquezas da Sua graça”. No texto grego original, o verbo para “ter” está no presente, o que indica ação durativa, o que significa que estamos continuamente tendo perdão de pecados, incluindo todos os pecados que iremos cometer.
Primeira João 2:12 diz: “Eu vos escrevo, filhinhos, porque os vossos pecados vos são perdoados por amor do Seu nome”. O tempo grego perfeito é usado aqui para "estão perdoados", o que significa que este perdão é uma ação definitiva concluída no passado, com o efeito continuando no presente.2 Isso significa que o perdão de Deus está disponível para nós em nosso presente e continua em nosso futuro .
Deixe-me dar-lhe outra passagem clara que afirma que todos os nossos pecados, incluindo nossos pecados futuros, foram perdoados:
Você estava morto por causa de seus pecados e porque sua natureza pecaminosa ainda não havia sido eliminada. Então Deus te deu vida com Cristo, pois ele perdoou todos os nossos pecados. Ele cancelou o registro das acusações contra nós e retirou-o pregando-o na cruz.
—Colossenses 2: 13-14 NLT
Jesus perdoou todos os nossos pecados. A palavra "todos" na Escritura acima é a palavra grega pas, que significa "todo tipo ou variedade ... a totalidade das pessoas ou coisas referidas." 3 Refere-se a "todos, qualquer, todos, o todo." “Todos” significa tudo.
 
O perdão de nossos pecados por Deus cobre todos os pecados - passados, presentes e futuros! Quando recebemos o Senhor Jesus como nosso Salvador, recebemos o perdão total e completo de todos os nossos pecados.
 
Nosso papel como ministros de Deus é transmitir ao nosso povo a certeza de sua salvação e perdão que se encontra em Cristo. Não é para ensinar uma mensagem confusa que deposita insegurança e incerteza em seus corações, deixando-os se perguntando se foram realmente perdoados e se a obra de seu Salvador na cruz está completa. A certeza da salvação e o perdão total dos pecados constituem a base das boas novas que pregamos. Eu afirmo a você que esta revelação das boas novas do perdão de Deus não leva ninguém a viver desenfreadamente. O próprio Jesus disse que aqueles que muito são perdoados o amarão muito. São aqueles que pouco foram perdoados (na verdade, essas criaturas não existem porque todos nós fomos muito perdoados) - ou, devo dizer, aqueles que pensam que pouco foram perdoados - que O amarão apenas um pouco.
Minha oração é que todos que nos ouvirem pregar o verdadeiro evangelho da graça, ouçam quão completo é o perdão de Deus para aqueles que receberão Seu Filho, Jesus Cristo. Certamente os levará a se apaixonarem mais profundamente por Jesus e a produzir uma vida de louvor, honra e glória a Ele.
 

A VERDADEIRA GRAÇA ENSINA A SANTIFICAÇÃO PROGRESSIVA


Agora, eu entendo que há ministros que estão genuinamente preocupados que quando a verdade do evangelho é contada dessa forma, as pessoas irão tirar vantagem de seu perdão total em Cristo e levar uma vida sem Deus. Eles estão preocupados que tal ensino não coloque ênfase na santificação ou no desejo de viver uma vida santa, glorificando a Deus. Este é um conceito errado, porque a verdadeira graça ensina a santificação progressiva.
Deixe-me declarar claramente que embora um crente tenha sido justificado e feito justo pelo sangue de Jesus, também é verdade que a santificação é contínua em seu crescimento como cristão. É por isso que o autor do livro de Hebreus diz que estamos “sendo santificados”, embora tenhamos sido “aperfeiçoados para sempre” pelo único ato de obediência de Cristo na cruz (ver Hb 10:14).
 
Como crentes, não podemos nos tornar mais justos, mas podemos nos tornar mais santificados ou santos em termos de como vivemos nossas vidas.
 
A justificação pela fé aconteceu instantaneamente. No momento em que recebemos Jesus, fomos perdoados, purificados, aperfeiçoados na justiça e salvos. Também fomos santificados em Cristo (veja Hb 10:10). No entanto, é importante entender que a revelação e a operação de nossa santificação em Cristo são progressivas. Isso significa que quanto mais crescermos em nosso relacionamento com o Senhor Jesus, mais santos nos tornaremos em todas as áreas de nossas vidas.
A Palavra de Deus proclama que “toda a Escritura é inspirada por Deus, e é proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir na justiça” (2 Timóteo 3:16). Portanto, tenha cuidado com qualquer ensino falso sobre a graça que diga que comportamento, disciplina, correção e vida correta não são importantes. A revelação do perdão não diminui nem prejudica um viver correto. Em vez disso, é o combustível que faz com que a vida correta aconteça.
Merriam-Webster Online descreve a santificação como “o estado de crescimento na graça divina como resultado do compromisso cristão após a conversão.” 5 Veja, é tudo sobre crescer na graça. Devemos encorajar nosso povo hoje a se estabelecer no evangelho da graça. Paulo disse a Timóteo para “ser forte na graça que há em Cristo Jesus” (2 Timóteo 2: 1). Pedro encorajou os crentes a construir um alicerce forte com estas palavras finais em sua última epístola: “Cresci na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2 Pedro 3:18).
 
A verdadeira graça sempre produz a verdadeira santidade. Quanto mais alguém cresce na graça - quanto mais alguém é lavado repetidamente pela água da palavra da graça de Deus - mais alguém cresce em santificação e santidade. Quando nosso povo experimenta a verdadeira graça de nosso Senhor Jesus, o fascínio e os prazeres passageiros do pecado desaparecem à luz de Sua glória e graça. E eles começam a viver vitoriosos sobre o poder do pecado.
 
Minha oração é que este artigo ajude pastores, ministros e líderes na igreja a começar uma jornada de discernimento das diferenças entre o que é graça genuína e o que é graça falsificada. Muitos dos pensamentos compartilhados aqui são retirados e cobertos mais extensivamente em meu livro Grace Revolution - Experimente o poder de viver acima da derrota.6 Eu imploro a você, como um irmão em Cristo, que não se afaste do evangelho da graça por causa de boatos, ensinamentos falsificados, controvérsias e uma pequena minoria que abusam e deturpam o evangelho pela maneira como vivem.
O evangelho da graça é a resposta. A graça tira uma pessoa que está lutando contra o pecado de uma vida de derrota. A graça não produz uma forma externa de santidade que é transitória, mas uma santidade duradoura que nasce de uma transformação que começa no coração da pessoa quando ela encontra Jesus.
Foi o que aconteceu com Neil, do Reino Unido, que escreveu ao meu ministério sobre como o Senhor o libertou de uma luta de quarenta anos contra o vício sexual:
Enquanto lia um livro do pastor Prince, fui libertado de um vício de quarenta anos em pornografia. No passado, tentei me libertar desse vício por meu próprio poder e com minhas próprias forças, mas falhei todas as vezes.
Durante todo esse tempo, o diabo usou esse vício para amontoar medo, culpa e condenação sobre mim. Esse medo e vergonha me impediram de pedir ajuda aos pastores das várias igrejas que frequentei durante o período de quarenta anos. Cheguei a ocupar cargos de liderança em alguns desses lugares.
Ao ler o livro, tive uma nova revelação de quem eu sou em Cristo - eu sou a justiça de Deus em Cristo Jesus - e como não há condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus. Foi por meio dessa nova revelação que as garras desse vício foram rompidas em minha vida para sempre.
Agora uso um anel para me lembrar de que sou justo. Cada vez que o diabo tenta me tentar a ver pornografia, eu só preciso olhar para o anel para me lembrar que sou a justiça de Deus em Cristo, e a tentação perde qualquer influência sobre mim.
Este é o poder do evangelho. Vidas preciosas como a de Neil estão sendo tocadas, transformadas e transformadas pelo amor de nosso Senhor Jesus. Nossa parte como ministros a quem o evangelho foi confiado não é nos afastarmos da verdade, mas estudar a Palavra de Deus diligentemente, dividir corretamente Sua Palavra e proclamar ousadamente Sua verdade com absoluta clareza e amor. Não devemos ter vergonha do evangelho. É sem dúvida, como o apóstolo Paulo proclamou, “o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê ... Pois nele a justiça de Deus se revela de fé em fé; como está escrito: 'O justo viverá da fé' ”(Rom. 1: 16-17). O evangelho não é sobre nossa justiça própria, mas a justiça de Deus dada como um presente para aqueles que colocam sua fé em nosso Senhor Jesus.
Talvez não estejamos ganhando almas na medida em que deveríamos, porque apresentamos um evangelho de Cristo mais nossas obras, embora de forma não intencional em muitos casos. Boas obras são a evidência da salvação, mas definitivamente não são a condição para a salvação. É quando sabemos que somos salvos pela graça por meio da fé que resulta a excelência moral. Não acontece o contrário. Sei que a única razão pela qual testemunhos de vidas preciosas sendo libertas do pecado, vícios e todos os tipos de escravidão inundam nosso ministério todas as semanas é que o evangelho de Jesus Cristo está sendo pregado. Que todos possamos ser portadores precisos do verdadeiro evangelho da graça que transforma vidas!

---------------------------------------
Notas de rodapé:
1. Recuperado em 23 de outubro de 2014, em www.preceptaustin.org/ephesians_17-8.htm.
2. Recuperado em 13 de fevereiro de 2015, em www.preceptaustin.org/new_page_40.htm.
3. NT: 3956, William Edwy Vine, Dicionário Expositivo de Palavras Bíblicas de Vine. Copyright © 1985, Thomas Nelson Publishers.

Autor:  Joseph Prince


Compartilhe em suas redes sociais.
GRAÇA VERDADEIRA VS GRAÇA FALSIFICADA  GRAÇA VERDADEIRA VS GRAÇA FALSIFICADA Reviewed by Redação on agosto 20, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.