Lições do rei Josias que precisamos imitar


Leia em 2 Cr. Capitulo 34:

Josias foi um rei de Judá que reinou aproximadamente por 31 anos, entre 640 a.C. e 609 a.C. A história do rei Josias na Bíblia está registrada nos livros de 2 Reis, capítulos 22 e 23, e 2 Crônicas, capítulos 34 e 35, além de outras referências nos livros dos profetas Jeremias e Sofonias.

Quando se fala em quem foi Josias, logo se faz referência as reformas promovidas por ele, que foram, sem dúvida, a marca de seu reinado. O nome Josias significa “Javé sustenta”, do original Yo’shiyahu, ou Yo’shiyah.

O rei Josias

Josias era filho de Amom e neto de Manassés. Ambos foram reis de Judá, mas seus reinados foram caracterizados por grande apostasia. Embora tenha mostrado arrependimento no final de sua vida, Manassés foi um dos piores reis da história do Reino de Sul, e seu filho, Amom, seguiu pelo mesmo caminho.

Josias se tonou rei quando tinha 8 anos de idade em aproximadamente 640 ou 639 a.C., com a interferência do “povo da terra”, um movimento popular que também foi o responsável por eliminar os assassinos de seu pai (2Rs 21:24; 2Cr 33:25).

O nascimento do rei Josias, bem como a escolha de seu nome, foram previstos na época de Jeroboão I (1Rs 13:2).

O reinado do rei Josias

O rei Josias foi um dos bons reis de Judá. Diferente de seu pai e avô, Josias prezou pelo culto ao verdadeiro Deus. O cronista escreveu dizendo que no oitavo ano de seu reinado, ou seja, quando tinha 16 anos de idade, o rei “começou a buscar o Deus de Davi, seu pai” (2Cr 34:3). Josias era descendente do rei Davi.

No décimo segundo ano de seu reinado, portanto com aproximadamente 20 anos de idade, o rei Josias deu início efetivamente às reformas em Jerusalém e Judá, alcançando, inclusive, o norte de Israel. É interessante saber que o profeta Jeremias começou seu ministério como profeta durante o reinado de Josias, no décimo terceiro ano, em aproximadamente 626 a.C. (Jr 1:2).

As reformas do rei Josias 

Embora pode-se dizer que as reformas promovidas pelo rei Josias tiveram suas raízes fixadas quando ele pessoalmente abandonou a idolatria e o politeísmo que dominavam a religião corrupta de Judá naquela época (2Cr 34:3), tais reformas começaram a impactar a nação quatro anos depois, e alcançou seu clímax no décimo oitavo ano de seu reinado, quando o livro da Lei foi encontrado (2Rs 22:8; 2Cr 34:14,15).

O rei havia interrompido a adoração aos falsos deuses em Judá, destruindo altares que serviam ao paganismo. Ele também providenciou que o Templo recebesse os reparos necessários, e foi durante essa época que o sumo sacerdote Hilquias encontrou o livro da Lei no Templo. O que se sabe é que esse livro foi muito importante na sequência das reformas de Josias. Quando o livro foi encontrado e Josias teve ciência de seu conteúdo, ele entendeu que o povo havia estado em terrível rebeldia contra Deus, e por isso seria alvo do juízo divino. Então rapidamente ele pediu que o Senhor fosse consultado, ou seja, ele queria ouvir um parecer profético, e na ocasião a profetisa Hulda foi procurada.

A mensagem de Deus através de Hulda esclarecia que o povo realmente seria castigado devido ao pecado, porém tal castigo seria adiado para após os dias de Josias, visto seu arrependimento sincero e zelo para com o culto a Deus.

Assim, houve em Judá a renovação da aliança, a centralização da adoração em Jerusalém, e a purificação da nação com a eliminação de toda forma de adoração pagã (2Rs 23:19,20; 2Cr 34:67). O rei Josias também organizou a maior celebração da Páscoa desde o tempo dos juízes (2Cr 35:18). Antes dele, o rei Ezequias também promoveu uma reforma e a celebração da Páscoa, porém a reforma liderada por Josias foi mais completa e extensa (cf. 2Rs 23:13).

Apesar de tudo isso, o profeta Jeremias deixou claro que tais reformas foram apenas superficiais e temporárias (Jr 2-6; 11), ou seja, não houve no povo um arrependimento genuíno e duradouro, inclusive, com o povo voltando rapidamente à idolatria após a sua morte. O profeta Jeremias também demonstrou apreço quando escreveu sobre a justiça durante o reinado de Josias (Jr 22).

Quais lições o Rei Josias deixou que precisamos imitar?


1o) Josias Resgatou a Palavra de Deus

E, tirando eles o dinheiro que se tinha trazido à casa do Senhor, Hilquias, o sacerdote, achou o livro da lei do Senhor, dada pela mão de Moisés.
E Hilquias disse a Safã, o escrivão: Achei o livro da lei na casa do Senhor. E Hilquias deu o livro a Safã.


Toda mudança que precisamos inicia quando voltamos a leitura e audição da Palavra de Deus .


2o ) Josias Fez Aliança com Deus


E pôs-se o rei em pé em seu lugar, e fez aliança perante o Senhor, para seguirem ao Senhor, e para guardar os seus mandamentos, e os seus testemunhos, e os seus estatutos, com todo o seu coração, e com toda a sua alma, cumprindo as palavras da aliança, que estão escritas naquele livro.


Jesus , também estabeleceu uma aliança em seu sacifício na cruz, ao crermos, recebemos o perdão de nossos pecados e passamos a servir a Deus.

3o) Josias Renunciou as abominações 

E Josias tirou todas as abominações de todas as terras que eram dos filhos de Israel; e a todos quantos se achavam em Israel obrigou a que servissem ao Senhor seu Deus. Enquanto ele viveu não se desviaram de seguir o Senhor, o Deus de seus pais.


É preciso confessarmos  nossos pecados, tomarmos a séria decisão de abandonar aquilo que a palavra de Deus desaprova e o Espírito Santo está nos convencendo .
 E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.

João 16:8


MENSAGEM COMPLETA - LIVE


 
Compartilhe em suas redes sociais.
Lições do rei Josias que precisamos imitar Lições do rei Josias que precisamos imitar Reviewed by Redação on agosto 07, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.